Roer unhas é muito ruim, pois além de deixá-las feias (que às vezes até dão vergonha) fazem mal a longo prazo. Muitos falam que o ato de roer unhas é um vício como fumar, beber e coisas do tipo. Parar, assim como os outros vícios, depende da pessoa. A vontade dentro de você, a motivação. Para ajudar a parar com este vício existe algumas dicas.
Dicas para parar de roer as unhas
- Procurar manter a mão ocupada a maior parte do tempo
- Usar cosméticos que deixam as unhas com gosto ruim
- Procurar um psicólogo que pode ajudar a diminuir a ansiedade
- Ter muita força de vontade
Cuidado!
Unhas roídas podem não ser apenas sinal de falta de vaidade ou cuidado. Levar as mãos à boca pode ser um indício de que a pessoa não sabe controlar sua ansiedade corretamente. “Roer unhas é um sinal de que existe ansiedade. A pessoa suprime isso roendo as unhas”, diz a psicóloga Luciana Carneiro Jensen, responsável pelo setor de psicoterapia do Núcleo de Medicina do Comportamento (Napades).
Não se pode dizer que todo mundo que rói unhas é compulsivo. Segundo Luciana Carneiro, roer unhas de vez em quando pode ser apenas um hábito, embora também possa ser um ato descontrolado do impulso, onde a pessoa sabe que está agindo errado, mas não consegue parar.
“Colocar pimenta nos dedos ou usar esmaltes de sabor desagradável são algumas medidas para parar de roer unhas, mas não a maneira correta. Em vez disso, a pessoa tem que buscar outras formas de diminuir a ansiedade. A procura por um profissional para ajudar a entender o motivo que a leva a roer unhas é a melhor alternativa”, afirma Luciana
Nenhum comentário:
Postar um comentário